Divi


 Máscara de Mergulho
 Propósito: 
 A máscara permite que você enxergue claramenete sob a água, pois intepõe um espaço aério à frente dos olhos. Com já visto, este espaço deve ser egualizado na descida. Por isto, seu nariz deve estar incluso na máscara. Óculos de natação não permite a equalização não podendo, portanto, ser usado para o mergulho.
Estilo:
Uma ou duas lentes. A máscara ideal deve ter pequeno espaço interno e bom ângulo visual. Há mascaras com visores laterais para aumentar a visão periférica.
 Faca de Mergulho

Facas de Mergulho Apesar da simples aparência, a faca de mergulho é de extrema importância, pois num momento de perigo, como ficar enroscado em um cabo por exemplo, ela poderá livrá-lo mais facilmente.
Os fabricantes de mergulho investiram bastante no desenvolvimento das facas para mergulho, tanto em qualidade quanto em durabilidade, de modo que este equipamento, possa ser utilizado me várias situações.
 
Características de uma boa faca
Uma faca adequada ao mergulhador, deve possuir tamanho e formato adequado a atividade a ser realizada. Existem diferentes modelos de lâminas, variando na expessura e no tipo de fio. Boas facas possuem na mesma lâmina, dois formatos de fio, sendo um para cortes mais finos e o outro para para ser utilizado em objetos de maior rigidez.
 
Alguns conselhos
- Evite facas muito pequenas, a não ser que você já esteja utilizando uma outra maior.
- Antes de adquirir uma, veja a qualidade da lâmina e do fio.
- Repare na bainha. Esta deve possuir um encaixe rápido e fácil, provendo facilidade ao mergulhador quando precisar utilizar a faca.
- Para bainha de engate rápido, veja se a trava é bem resistente. A alguns modelos não possuem trava confiável e resistente, facilitando a sua perda. 

Snorkel ( ou Respirador)

  • Propósito: É uma peça mandatária do equipamento, que permite a você respirar na superfície, sem tirar o rosto d'água. No mergulho livre, permite que você veja constatimente o mundo subaquático, sem ter que tirar a cabeça da água para respirar. Já mergulhadores autónomos usam o snorkel na superfície para economizar o ar do cilindro.
  • Estilo: São aparatos simples, basicamente um bucal e um tubo que se estende além da superfície.
  • Características: Devem permitir uma respiração fácil, irrestrita. Um bom snorkel deve ter estas três características:
  1. Bom diâmetro do tubo;
  2. Medir até 45 cm de extensão;
  3. Ser feito com curvas suaves.
Muitos respiradores modernos possuem mecanismos que facilitam a drenagem de água.
  • Materiais: A maioria dos snorkel modernos são feitos de uma combinação de silicone ou neoprene e borracha.
  • Seleção: Os pontos mais importantes na seleção são o conforto, adaptação e resistência respiratória mínima. Cheque se o bucal do snorkel fica confortável e bem adaptado a sua boca, sem causar fadiga da mandíbula. Respire fundo através do mesmo. Compare alguns modelos.
  • Preparação para uso: Fixe o respirador do lado direito da sua máscara, com sua presilha, este deve ficar posicionado de tal forma que, ao olhar 45º para baixo, o mesmo fique na vertical. Se posicionado corretamente, os músculos da mandíbula não terão que segurar o snorkel na posição.

Nadadeiras

  • Propósito: Permite o deslocamento na água com menos esforço e mais eficiência do que usando as mão. Isso se dá, pois a nadadeira provêm uma grande área de contato, que que os poderosos músculos das pernas podem usar para nadar. Toda nadadeira tem um bolso para os pés e uma lâmina para propulsão.

  • Estilo: Podem ser de tiras ajustaveis (abertas) ou com calçadeiras fixas (fechadas). As nadadeiras de tiras ajustaveis são usadas com bota de neoprene. Já as nadadeiras ajustaveis são preferidas em águas quentes.

  • Características: Nadadeiras, especialmente as de tiras ajustáveis, tem uma serie de características a escolher. As tiras devem ter presilhas que as tornem facilmente ajustáveis, com esforço mínimo. As lâminas têm designe variados para aumento de performance, incluindo: Canaletas, tubos e alertas laterais. De uma forma ou de outra, estes mecanismos reduzem a resistência à pernada ou aumenta sua potência.

  • Materiais: A maioria das nadadeiras modernas são feitas de uma composição de materiais. Em geral, as calçadeiras são feitas de borracha e as lâminas de termo plástico. Exitem nadadeiras feitas apenas de borracha.

  • Seleção: A escolha da nadadeira deve ser determinada por alguns fatores: Seu tamanho, habilidade física e área geográfica onde você mergulha. Pessoas maiores devem optar por nadadeiras de lâmina grande, que por outro lado requer mais força. Se onde você mergulha a temperatura da água requer roupa de proteção térmica, é adequado o uso de nadadeiras abertas (de tiras ajustáveis) com botas de neoprene. Conforto e adaptação são as considerações principais na escolha da nadadeira. Elas não devem apertar, causar cãibras ou incomodo.

  • Preparação para uso: Andadeiras de tiras devem ser ajustadas de tal forma que fiquem firmes no lugar, não apertadas. Nadadeiras novas vêm com uma substância preservativa que deve ser removida com lavagem.

Colete Equilibrador

  • Propósito: Como visto em flutuabilidade, o Colete Equilibrador (CE), é uma bolsa que pode ser inflada ou desinflada, a fim de ajudar a sua flutuabilidade. Os CE's modernos podem ser inflados oralmente, ou com ar do cilindro através do inflador de baixa pressão (CLI). A desinflagem é feita através de mecanismos especiais. O CE é peça obrigatória do equipamento de mergulho. Permite que você ajuste a sua flutuabilidade a qualquer profundidade e momento.
  • Estilos:babador), o dorsal (borboleta) e a jaqueta (jacket). O CE frontal se fixa à frente do tronco, o CE dorsal fica nas costas, acoplado ao cack-pack (peça responsával pela fixação do cilindro) e o CE tipo jacket é vestido como um casaco sem mangas, envolvendo todo o tronco. Atualmente, o CE tipo jacket é mais popular, dado seu conforto e praticidade. Este tipo de colete já possui um back-pack acoplado.
  • Tamanho: Expremente o colete antes de comprar. Ele não pode ficar folgado e nem justo.Os flutuadores abdominais devem estar entrea posição lateral e frontal.